terça-feira, 11 de agosto de 2020

Maracatu da Favela é habilitado no Edital Circula Amapá


Os tambores da resistência favelense ecoaram forte e positivamente com o resultado da habilitação de Maracatu da Favela no Edital Circula Amapá, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O resultado foi divulgado na noite de quinta-feira (6), no site da secretaria, tendo a verde e rosa do carnaval amapaense como única agremiação carnavalesca a ser contemplada. Fato inédito entre as escolas de samba do Amapá.

O projeto ‘Resistência é Favelar’, representado pela Duas Telas Produções, está entre os primeiros da linha de cultura popular e irá contemplar diversos segmentos culturais. ‘Resistência é Favelar’ é o enredo de Maracatu da Favela para o carnaval de 2021, sendo apresentado pela direção de arte da agremiação e aprovado pela diretoria.

Além de englobar a arte carnavalesca do enredo, o projeto também busca resgatar a herança popular guardada na memória e no coração daqueles que um dia viveram em um espaço territorial chamado favela.

A execução do projeto terá palestras, rodas de conversa, oficina de percussão de marabaixo e bateria da escola de samba, oficina de dança e apresentações culturais, sendo todos voltados para o resgate e valorização da cultura favelense.

Para o presidente Luiz Mota (Geléia) “esse projeto visa levar à sociedade amapaense uma discussão sobre o espaço territorial conhecido carinhosamente por Favela. Um lugar de pertencimento que ficou guardado na memória de seu povo, e que apesar de não se configurar como um bairro da cidade de Macapá, algumas instituições culturais carregam em seus nomes o termo ‘favela’, não deixando que esse espaço caia no esquecimento. Essa é mais uma atividade de Maracatu da Favela e ainda teremos muitas novidades para nossa comunidade”, finalizou. A execução do projeto será a partir de 2021 e a direção de arte da escola já trabalha no cronograma de atividades para o evento.

 (Cláudio Rogério).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA