terça-feira, 25 de agosto de 2020

A rica música popular amapaense


 O Amapá tem localização privilegiada na região Norte do Brasil, fazendo fronteira com o território francês. Sua capital, Macapá, é banhada pelo maior rio do mundo em extensão e volume d’água, o Amazonas. Isso é cantado em várias músicas nossas. Os ritmos e sons dos tambores do meio do mundo [marabaixo e batuque], encantam os ouvidos de quem escuta nossa arte.

Isso é motivo de orgulho, pois não podemos deixar de valorizar o que Deus nos deu de presente. Não podemos desprezar o dom de cada artista que se dedica à arte de encantar através da música.

Temos conquistado grandes e merecidos resultados que servem de espelho para os novos artistas caminharem com o propósito de produzir música, tendo como matéria prima a nossa cultura.

Podemos citar grandes projetos com temáticas tucujus que conseguiram sair do Amapá e brilhar em outras regiões do país, reconhecidos e premiados como: Grupo Senzalas; Patrícia Basto; Banda Negro de Nós; Oneide Bastos; Grupo Pilão; Osmar Júnior; Brenda Melo; Chermont Júnior; Zé Miguel; Ana Martel; Ademir Pedros;, Enrico Di Miceli; Orquestra Essência; Grupo Raízes do Bolão, entre outros.

O convite está feito, o compromisso firmado, a arte está pronta – a responsabilidade é de todos, mas o amor é de poucos, infelizmente.

Porém, os que cultivam o amor são fortes e esse sentimento sempre vence, doa a quem doer. Afinal, não é à toa que Joãozinho Gomes e Val Milhomem dão a dica: “Do Curiaú para todo o Brasil, do Brasil para o mundo, e lá vai Marabaixo para todo o universo…”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA