quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Obras de artista plástico amapaense conquistam franceses no Museu do Louvre

Exposição de Augusto Leite recebeu mais de 30 pessoas em apenas três dias. Amapaense também tomou posse como embaixador da Divine Academie Parisience de Artes, Letas e Cultura.


O artista plástico amapaense Augusto Leite chegou ao pódio no refinado gosto francês pela arte com obras retratando a cultura da Região Amazônica, em especial do Amapá, com foco para as manifestações culturais como o Marabaixo, que atraiu mais de 30 mil pessoas em apenas três dias no Museu Louvre, de Paris.


Em concorrido evento na capital francesa Augusto Leite tomou posse como membro embaixador da Divine Academie Parisience de Artes , Letras e Cultura , instituição laica e sem fins lucrativos fundada em 1901 na França, presidida por Madame Divani Pavessi , carioca que mora em Paris há 40 anos, que também é Curadora do Louvre.


Madame Divani Pavessi e Augusto Leite
Ouvida pela reportagem do Diário do Amapá, Madame Divani Pavessi se disse “impressionada com o sucesso da exposição” e falou sobre o trabalho da Divine Academie: “Foi fantástico, um sucesso impressionante com mais de 30 mil pessoas passando pelos stands em três dias. É o Amapá passando a fazer parte do imaginário e da realidade francesa através das obras do talento artista que é o Augusto Leite e das fotos das meninas do Marabaixo Laura, Meire, Neucirene, Joelma e Antônia, e do índio historiado Ermano”.

De acordo com a presidente, a Divine Academie possui vários membros em diversos países, entre vice presidentes e embaixadores. “Todos estamos unidos em causas sociais para promover através deste três pilares, as artes as letras e a cultura universal o crescimento e o desenvolvimento do ser humano, com projetos sociais espalhados por vários países, além também promover um intercâmbio que tenta estreitar as relações entre a França e o Brasil; muitas personalidades fazem parte desse contexto, como os membros titulares pós mortem os laureados Ivo Pitanguy, o escritor e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e a escultora francesa Camille Claudeu”.


Arliane Talia (esposa) e Augusto Leite

 Emocionado, Augusto Leite relatou o seu sentimento ao passar a fazer parte desse universo de arte, cultura e fraternidade: “Estou muito honrado de participar e fazer parte desta corrente de trabalho pelo próximo, pois a Divine Academie possui um grandioso trabalho social, bibliotecas e centros esportivos em favelas, além de hospitais e creches em diversos países, inclusive no Brasil; e o que é ainda melhor e mais emocionante é que a cerimônia de posse no cargo de embaixador ocorreu no dia do meu aniversário, com um magnífico jantar no fantástico hotel George V, de Paris, um maravilhoso presente de Deus. Inclusive em reconhecimento à recepção dos membros da Divine Academie, por ocasião da ida deles ao Amapá, a minha esposa Arliane foi condecorada como membro honorária da instituição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA