quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Do Curiaú ao Pará: Manoel Cordeiro lança, nesta quinta, 5, Guitar Hero Brasil



Metade paraense e metade amapaense, Manoel Cordeiro é o astro que brilha no teatro Margarida Schivassapa, nesta quinta-feira, 5 de setembro, quando seu disco Guitar Hero Brasil será apresentado ao vivo. Considerado um dos maiores instrumentistas brasileiros, arranjador e produtor musical de prestígio, aos 64 anos, mais de meio século de carreira, cerca de 1 mil discos produzidos, ele lançou nas plataformas digitais no final de semana seu segundo álbum solo, celebrando neste trabalho suas referências musicais. O disco é patrocinado pelo programa Natura Musical, por meio da Lei Semear, do Pará.
Guitar Hero Brasil é uma gostosa salada harmônica em que o brega, marabaixo, batuque, lambada guitarrada, carimbó, zouk e outros estilos que se misturam com cadência, resgatando os ritmos que estão presentes na memória afetiva de Manoel Cordeiro. As gravações iniciaram em 2018, com a co-produção de   seu filho, também produtor e guitarrista  Felipe Cordeiro, e a participação de músicos como Kassin, Liminha, Pedro Garcia, Gustavo Ruiz, Luiz Chagas, Zé Renato, entre outros feras no cenário musical.
São doze músicas que fazem a conexão Macapá/Belém/São Paulo, capital onde Manoel Cordeiro reside atualmente e se estende pelo caribe, cujos sons exercem influência maternal no artista. No disco  ele provoca a interação entre os músicos e ritmos, colocando frente a frente  compositor, guitarrista e produtor, três talentos que dialogam entre si e fazem do nome Manoel uma marca que transita com leveza entre as fronteiras.
Onze músicas do álbum são de sua inteira autoria, somente a São Domingos ele divide com Felipe Cordeiro. As demais composições vieram de sua alma e vivência no quilombo do Curiaú, onde ainda frequenta as rodas de marabaixo e batuque, tocando as caixas e cantando versos,  e soltando os dedos no amassador e dobrador, no ritmo das bandaias. Vem também das lembranças da vida em Belém, e nos interiores do Pará, onde deixou que o brega, guitarradas, carimbós, lambadas e outros ritmos nortistas se instalassem em seu peito e fossem o leme de sua carreira.
Manel, como é conhecido pelas bandas de cá, nasceu no Marajó e ainda criança mudou para Macapá, onde ficou até o fim da adolescência, quando seguiu para Belém. Ele produziu artistas como Roberta Miranda, Beto Barbosa, Banda Carrapicho e Fafá de Belém, que ainda está em seu elenco de estrelas e produziu seu álbum de 40 anos de carreira. Dominador de instrumentos, hoje ele ganha destaque entre São Paulo e outras capitais e países com os prestigiados Combo Cordeiro e Baile do Papai, levando em sua bagagem os ritmos dançantes e sensuais da Amazônia.
Guitar Hero Brasil traz em seu pacote uma inovação na carreira de Manoel, conhecido também como um dos mestres da guitarrada do Pará, que é a gravação de videoclipes, que materializam os ritmos e servem de vitrine das danças regionais dos estados de seu coração. Em agosto foi lançado o clipe de Kalamazoo, uma lambada bem paraense, gravado  na ilha do Combu, com dançarinos mostrando a legítima dança. O clipe da faixa que abre o disco, Curiaú, foi gravado no quilombo, em Macapá, com direito à participação dos afrodescendentes que preservam a cultura ancestral do Amapá.

O videoclipe de Kalamazoo está disponível na internet (https://www.youtube.com/watch?v=yzk_vIhPjtw), e Curiaú será apresentado em outubro, primeiramente para o público paulista, e depois se espalha pelo mundo. Guitar Hero Brasil está nas plataformas digitais desde o último final de semana (https://open.spotify.com/album/73mVWujlPgUfda2Foh1fY6?si=zSxE7sNcRcqNRaPnGtPJgQ) , e será lançado ao vivo no teatro Margarida Schivassapa, no Centur, às 20h, com a participação de Luiz Pardal, Almirzinho Gabriel, Patrícia Bastos, Olivar Barreto, Jú nior Soares e Ronaldo Silva.

Mariléia Maciel   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA