quarta-feira, 28 de agosto de 2019

NOVAS AMBIENTAÇÕES




O Governo do Amapá através do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá — IEPA, inaugura nesta sexta-feira, 30, cinco novas ambientações dentro da exposição a céu aberto do Museu Sacaca, no centro de Macapá. 

O evento denominado “Festa dos Povos” terá uma programação que vai de 09h às 17h, e contará com a participação de grupos de danças indígenas com os povos de várias etnias, grupos de marabaixo e batuque de Macapá e Mazagão, teatro, exposições, pinturas indígenas, artesanato, contações de histórias, exibição de documentários, atividades físicas e visitas monitoradas.

Dos novos espaços, três ambientações foram reconstruídas e revitalizadas; As casas indígenas Wajãpi e Palikur, além da “Sumaúma das Palavras”.

Já, a casa indígena Wayana e Aparai juntamente com o Espaço Multimídia serão inéditas dentro da exposição a céu aberto do Museu.

Os Recursos das três casas indígenas no valor total de 56 mil reais, foram provenientes da contrapartida financeira que o IEPA através do Núcleo de Arqueologia conseguiu, por garantir a preservação de materiais arqueológicos resgatados na área de impacto da Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari.

Todas as três casas indígenas (Wajãpi, Palikur e Wayana e Aparai) foram erguidas pelos próprios povos das aldeias e a matéria-prima totalmente extraída de suas florestas.

A “Sumaúma das Palavras” e o Espaço Multimídia foram construídas através de parcerias com a iniciativa privada e por meio de eventos realizados pela Associação Amigos do Museu, juntamente com a coordenadoria do Museu Sacaca.

Asscom/IEPA
Cláudio Rogério

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA