quinta-feira, 4 de abril de 2019

Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca completa 17 anos.



Dia 05 de abril é a data que marca o aniversário de 17 anos da Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca, e a direção do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá – IEPA, através do Museu Sacaca em parceria com a Associação Amigos do Museu estará realizando uma grande programação no dia 05 de abril, no Museu Sacaca, de 09h às 17h.

Durante a programação haverá o “MUSEU VIVO”, onde você poderá acompanhar o processo de produção de farinha e açaí, além de outras atividades.

A Exposição a Céu Aberto é um espaço de histórias vivas que promove ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do nosso patrimônio cultural. Ela foi construída com a participação de comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha. E a cada ano, no aniversário da Exposição, essas pessoas participam da programação “Museu Vivo”, mostrando em cada ambientação o seu modo de vida e seus costumes, valorizando seus conhecimentos tradicionais.
Em suas atividades busca valorizar o saber popular e relacioná-lo com o saber científico, aproximando a sociedade das pesquisas realizadas pelo IEPA, através de projetos, exposições e oficinas pedagógicas, a fim de envolver a comunidade nas atividades que reconhecem, valorizam e protegem o patrimônio e a identidade cultural.

PROGRAMAÇÃO

Apresentações culturais – dança e música – de 09h às 17h
Museu Vivo – Produção de Farinha – de 09h às 17h
Museu Vivo – Produção de Açaí – 09h às 17h
Museu Vivo – Teatro da Parteira – 10h e 16h
Exposição e comercialização de produtos da castanha – 09h às 17h
Passeio no Barco “O Regatão” – 09h às 17h
Memorial Sacaca – 09h às 17h
Dança e Artesanato indígena – 16:30
Puçangaria – Oficina de chás e exposição de plantas medicinais – 10h
Exposição de plantas medicinais – 09h às 17h
Planetário – 10:30 e 15:30
Passeio de canoa – 09h às 17h
Contação de História – 15h.


Por Cláudio Rogério


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA