Acredita-se que a criança possa ter acesso e envolvimento com a cultura do marabaixo, apresenta-se o assunto de forma multidisciplinar como ferramenta indispensável na educação
“O desejo de desenvolver este trabalho sob o tema “Marabaixo: História, cultura e dança como instrumento na prática pedagógica”, surge a partir das experiências de oficinas de dança de marabaixo realizadas desde 2011 nas escolas públicas e quilombolas do Estado e Municípios de Amapá, ao perceber a falta de conhecimento da história e cultura Afro-Amapaense no espaço escolar.
Observa-se que mesmo após a implantação da lei 10.639/03 e da lei 1196/08, que garante a obrigatoriedade da história e cultura Afro Brasileira e africana no currículo oficial das escolas públicas do Brasil e do Estado do Amapá, a ausência da dança do marabaixo na prática pedagógica dos professores da rede pública de Macapá. Partindo do pressuposto de que a falta de conhecimento dos educadores sobre os fatores históricos da presença do negro no Amapá, sua contribuição para o desenvolvimento do Estado e do Brasil, e para a formação da identidade do povo afro Amapaense, mas também a presença do racismo nas relações educacionais, contribuem para a ausência da temática no cotidiano escolar.
Acredita-se que a criança possa ter acesso e envolvimento com a cultura do marabaixo, apresenta-se o assunto de forma multidisciplinar como ferramenta indispensável na educação, a cultura do marabaixo quebra as barreiras indo muito além da dança, um rompimento aos paradigmas do preconceito quando este assunto é olhado como forma de contribuição histórica e de fortalecimento para a identidade cultural da sociedade Amapaense, não se pode falar da cultura sem mencionar os fatos históricos ocorridos neste lugar…”. (Professoras: Laura Cristina da Silva e Neucirene Almeida Oliveira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário