sábado, 22 de setembro de 2018

Garantido e Caprichoso lançam seus temas para 2019


GARANTIDO

Nós, o povo!


Todo folclore emana do povo e por ele é celebrado à sua imagem e semelhança. O Folclore é o elemento de identidade mais genuíno, pois traduz ao vivo a alma de um povo. Com significado, identidade, cidadania, intensidade, criatividade e alegria, o tema “Nós, o povo!” propõe um espetáculo que será concebido não apenas pelo senso estético, mas também nos costumes, no sentido de pertencimento e de dignidade do povo.

Da solidariedade e união entre pessoas que se uniram na Baixa do São José para pescar, bordar, decorar, cozinhar, tocar e dançar é que nasceu a grandiosidade dos espetáculos do Garantido. Os folguedos juninos são instrumentos de transformação social e uma vitrine para um país por muitos desconhecido. Em 2019, por meio da música, da dança, do teatro e da emoção, o “Boi do Povão” fará uma festa do povo, pelo povo e para todos.

Arte 

O povo é simbolizado pelas mãos, que representam diversas idades e etnias. Todas em direção ao ponto central da imagem, o majestoso boi Garantido, para dar seu apoio e carinho. Ao fundo, temos os nomes e profissões dos mesmos personagens que falam na introdução da toada. Essa representação foi desenvolvida pelas empresa associadas Strategic e o Doppio Studio. A imagem oficial da comunicação, com base no sólido posicionamento de mercado traçado pela Strategic, interpreta com linguagem praticamente cinematográfica esse tema, com o padrão estético que é característico do Doppio Studio. Este foi só o primeiro passo para ganhar a Arena em 2019 - continue acompanhando o Boi do Povão.

Diretor de Projetos & Estratégia: Roberto Peggy (Strategic)
Agência: Doppio Stúdio
Diretora de Criação: Luana Porto 
Diretor de Fotografia: Daniel Porto.

Aprovação: Comissão de Artes - AFBBG


CAPRICHOSO

“Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis” 


O Brasil nasceu sob o signo da utopia, dos Tupinambá que subiram a costa litoral em busca da terra sem males, o Yvy Marâ e’ ÿ e encontraram, na região de Parintins, este paraíso encantado onde a plumagem das aves cintilavam mais do que em qualquer outro lugar, onde as águas estrondavam a força do poder da criação e onde o folclore e a arte se uniram na sabedoria de um povo guerreiro, que canta erguendo a bandeira de revolução.

Brasil, Brazil, Brasilis. Braseiro, brasa, fogo. Corruptela do tupi da árvore nativa que rebatizou Pindorama, a mátria dos filhos do sol.
Panteão dos deuses ancestrais que nos legaram, nas raízes de nossa história, bens que ultrapassam a materialidade e nos conduzem a um novo pensar.

Terra de encontros, confrontos e meandros que convergem e divergem na amálgama cultural que se transfigura nas ações mais comuns de seus filhos novos brasilis.

Mosaico de muitas tramas, texturas e cores que se alinhavam numa unidade que se tornou identidade deste povo caboclo, crioulo, sertanejo, caipira ,e acima de tudo, herói!

Homens e mulheres que constroem, através das eras, uma cultura multi-sincrética, agregadora, cheia de esperança que insiste em florescer banhada de sentimentos, contrariando a geografia estéril dos chãos do sertão, nos campos frios dos pampas, nos alagados do centro-oeste brasileiro, no contrastante cenário desigual do sudeste e nos mundos paradisíacos e esquecidos da aquática Amazônia brasileira. E, em especial, na pequena Parintins, a terra do boi-bumbá.

O tema escolhido para o espetáculo Caprichoso 2019 agrega valores de um povo que supera, a cada dia, as intempéries de tempos sombrios, de uma gente que não se reconhece e que nega a sua pluralidade e diversidade cultural.

É uma tocha que se acende na contemporaneidade, iluminando novos caminhos e que, mesmo utopicamente, acredita que a educação nos liberta, mas que só a arte pode nos salvar da ignorância da opressão.

É acreditar que o boi-bumbá de Parintins vai muito além de um espetáculo turístico e que se consolida como um instrumento educativo, revolucionário, de artistas que pintaram e esculpiram “UM CANTO DE ESPERANÇA PARA MÁTRIA BRASILIS”.

Nossa Marca

A marca Caprichoso 2019 “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis” nasceu da espontaneidade e da beleza de uma das expressões mais populares da cultura brasileira, inspirada nas xilogravuras, comuns nas ilustrações de cordéis nos remete às terras de nosso fundador, Roque Cid, que partiu de Crato, na esperança de dias melhores na floresta amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA