segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Joãozinho Gomes: um poeta cantador da Amazônia

 


Poeta, compositor, escritor e cantor, Joãozinho Gomes nasceu sob as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), em outubro de 1957. “Bem cedo, aos 12 anos, já escrevi algo que imaginei ser um poema”, diz. Logo descobriu sua vocação para a poesia. Seu caminho foi guiado para a Música Popular Brasileira (MPB) e hoje é autor de mais de quinhentas canções compostas ao lado de parceiros, muitos deles já consagrados no cenário musical brasileiro, como Chico Cézar, Lecy Brandão, Nilson Chaves, Jean Garfunkel, Jane Dubc, Enrico Di Miceli, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante, Jane Duboc, Eudes Fraga, Walter Freitas e tantos outros artistas da nossa região amazônica. Assim como parceiros de letra, muitos intérpretes consagrados também cantaram suas obras.

Joãozinho Gomes já assinou muitos discos com parceiros, filhos dessa imensa Amazônia musical, com um tempero vindo da floresta e capaz de encantar a quem por aqui pisa e prova desse sabor da terra santa da arte.

De tantas canções espalhadas no leito musical do cancioneiro brasileiro, o poeta Joãozinho Gomes assina pelo menos duas como suas expressões mais próximas do coração, ‘Jeito Tucuju’, em parceria com o amigo Val Milhomem (considerada o hino cultural do Amapá) que declara amor e sentimento eterno com o rio Amazonas: “Quem avistar o Amazonas nesse momento e souber transbordar de tanto amor, esse terá entendido o jeito de ser do povo daqui”, e Pérola Azulada, com Zé Miguel, com expressiva declaração de amor a terra, como nação e como morada, “eu amo você, terra minha amada, minha oca meu iglu, minha casa, à bênção minha mãe”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA