sexta-feira, 26 de junho de 2020

Dia do Quadrilheiro Junino é celebrado com festival on-line


Foto: Cláudio Rogério


No dia 27 de junho, data que marca o dia nacional, estadual e municipal do quadrilheiro junino, será celebrar com o I FESTIVAL ON-LINE DE CULTURA JUNINA.

O evento idealizado pelo jornalista Cláudio Rogério, militante da cultura junina no Amapá, terá em sua dinâmica apresentações individuais de miss caipira, casais de noivo, misters caipira e miss caipira da diversidade, além de conversas com militantes do segmento junino de todo Brasil.

Com a não realização dos folguedos juninos em todo Brasil, em razão da pandemia do coronavírus, houve a necessidade de realizar este encontro para que os quadrilheiros juninos possam trocar experiências e também debaterem sobre o futuro da quadra junina.

Além de entrevistas, o evento irá apresentar vídeos com cantores das regiões norte e nordeste, mostrar apresentações de concursos de misses de anos anteriores e realizar sorteio de prêmios aos internautas que estiverem acompanhando a live.

O Evento será apresentado pela fanpage “Foguetinhos da Quadra Junina”, criado para divulgar a cultura junina do Amapá para todo o Brasil.

 

O DIA DO QUADRILHEIRO JUNINO.

Desde 2011 que o 27 de junho é comemorado o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (data da aprovação do Projeto de Lei 12.390 -11), em homenagem aos militantes e propagadores da cultura junina brasileira. O projeto de Lei é de autoria da ex-deputada federal, Nilmar Ruiz e sancionado pela Presidente Dilma Roussef.

De acordo com a Lei, é considerado quadrilheiro junino todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada, transmitido por tradição popular nas festas juninas.

Esta lei também existe no âmbito de Macapá desde 2012, de autoria do então vereador Clecio Luiz e a nível de Estado, desde 2015, de autoria da Deputada Estadual Cristina Almeida, todas celebradas no dia 27 de junho.


Por Cláudio Rogério


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA