quarta-feira, 30 de outubro de 2019

RENASCE UMA ESPERANÇA PARA O CARNAVAL DO AMAPÁ


Expectativa

O carnaval amapaense é [e sempre foi], sobretudo, das escolas de samba, um espetáculo grandioso que destaca luxo, riqueza, beleza, história e valor do povo tucuju.

Mas, há exatos quatro anos consecutivos (2016 a 2019), todo esse requinte de exaltação perdeu o sentido, pois durante esse período as dez escolas de samba do carnaval amapaense não estão indo para a avenida desfilar. Piratas da Batucada, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Unidos do Buritizal, Império do Povo, Embaixada de Samba, Emissários da Cegonha, Império da Zona Norte e Império Solidariedade. São vários os motivos que levaram a não realização dos desfiles, que antes eram prioridades para o poder público, durante a quadra momesca, mas que deixaram de ser:

A falta de prestação de contas dos recursos públicos recebidos (durante anos), inadimplência das escolas e da instituição (Liga), que realiza os desfiles, dívidas com fornecedores (dentro e fora do estado), além de problemas internos na maioria das agremiações, são fatos que contribuíram para a triste realidade. Além, da interdição do sambódromo, que precisa urgente de reforma estruturante, e do abandono da Cidade do Samba, que durante esse tempo sem atividades, nada aconteceu e aquele local sofreu a perda de toda sua rede elétrica e outros.

Por iniciativa exclusiva da Prefeitura de Macapá, uma esperança surge para tentar resgatar a beleza dessa grandiosa festa popular no Amapá, em 2020. Há menos de um ano o gestor municipal tomou a iniciativa de realizar um evento, no dia do aniversário da cidade de Macapá (4 de fevereiro/2019), e convidou as escolas de samba para fazerem uma apresentação. Cada uma recebeu um cachê de R$ 6 mil pela participação. Das dez agremiações, apenas uma não compareceu. Algumas reuniões estão acontecendo entre a Prefeitura, escolas de samba e Liga, para encontrar um modelo de programação e realizar o carnaval com a participação das dez agremiaç&ot ilde;es. Uma política de Edital está sendo discutida para que as escolas possam se inscrever participar, mas para isso é necessário que todas estejam regularizadas, e até o momento apenas duas estão, Piratas Estilizados e Unidos do Buritizal. Acreditamos que todas estarão aptas pra festa ser completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA