quarta-feira, 16 de outubro de 2019

MOVIMENTO HIP-HOP NO AMAPÁ


O Hip Hop é uma cultura artística que iniciou na década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias. É uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.

Esse movimento cultural ganhou espaço no Amapá e hoje se configura como o segundo maior encontro de jovens da Região Norte, que através da Federação Amapaense de Dança de Rua Original e outras instituições, se organiza para dar mais força aos apaixonados por esse estilo artístico que encanta e mobiliza multidões.

Vários eventos municipais e estaduais já foram desenvolvidos pelo movimento do Hip Hop no Amapá como o “VI Hip Hop Sem Fronteiras”, com outros grupos de outras regiões, principalmente da Guiana Francesa, que ocorre no período de 08 a10 de julho, no município de Oiapoque. Grupos de Macapá, Santana, Pará, Guiana Francesa e de outros municípios do Estado participam do evento. O projeto cultural é desenvolvimento pela Companhia de Dança de Rua Amapá B.Boys, da Macapá Break, em parceria com o Instituto Jovens Livres e com a Federação Amapaense de Dança de Rua Original(B.Boys E B.Gilrs), com apoio do Governo do Estado, por interm&e acute;dio da Secult.

Nos últimos dois anos o evento ganhou maior visibilidade, mais colaboradores e mais grupos de Hip Hop de todo o Estado, com mais premiações e incentivosl. O Produtor desse festival, Guinho B.Boy, a expressão(batalha) simboliza o confronto saudável entre as equipes. Não há contato físico, gestos obscenos e nem palavrões. O que contam são criatividade e dinamismo das performances.

Com toda a evolução do movimento no estado, os freqüentadores ainda esbarram na discriminação contra os militantes do movimento Hip Hop, que ainda persiste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA