domingo, 16 de junho de 2019

PORQUE 16 DE JUNHO É O DIA ESTADUAL DO MARABAIXO?


Por Cláudio Rogério

Foto:MR Fonseca 

O ano de 2009 se tornou um marco histórico para as comunidades tradicionais do marabaixo, mais especificamente às que realizam o CICLO DO MARABAIXO, evento secular de nosso Estado que acontece no período da Semana Santa até o próximo domingo após Corpus Christi.

Durante este ano, vários eventos impresumíveis dentro do marabaixo vinham acontecendo. Foi em 2009, no bairro do Laguinho que o Pároco da Igreja de São Benedito, Geovane Pantarolo, se contrapôs a participação das comunidades ”marabaixeiras” dentro da Igreja.

Na Favela, bairro de Santa Rita, um outro acontecimento de perseguição contra o marabaixo acontecia. Era o último rito do ciclo marabaixo, e um juiz morador das proximidades da tradicional festa, com a presença da polícia, mandou parar tudo.
Entre esses lamentáveis acontecimentos com a nossa autêntica manifestação cultural, vinham gradualmente a cada ano o carnaval e a quadra junina ganhando altos investimentos do poder público, e o CICLO DO MARABAIXO vivia às “migalhas” dos recursos públicos.

Foi a partir daí que em 16 de junho de 2009, os festeiros do ciclo do marabaixo reunidos com as comunidades de Mazagão, Campina Grande, Ilha Redonda e outras várias comunidades, resolveram sair pelas ruas de Macapá em um grande protesto contra a desvalorização do marabaixo.

O manifesto começou na Praça da Bandeira e com um carro som foram até o Palácio do Setentrião, Tribunal de Justiça, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Macapá e Assembleia Legislativa, deixando em cada órgão público uma carta de reivindicações para o marabaixo.

Na assembleia, os “marabaixeiros” foram recebidos pelo presidente em exercício da casa, Dalton Martins _(in memorian)_, que foi ao carro som e se comprometeu discutir as reivindicações do manifesto.

Dalton então reuniu-se com o segmento, e propôs a criação do DIA ESTADUAL DO MARABAIXO, haja vista, que o mesmo já havia criado através de um projeto de lei, o DIA ESTADUAL DO SAMBA, comemorado no dia 2 de dezembro.

A proposta inédita agradou todos os “marabaixeiros”, e a partir de então a assessoria técnica do Deputado reúne-se gradualmente com uma comissão dos “marabaixeiros, que tinha na frente Danniela Ramos, para elaboração do projeto de lei da criação do dia estadual do marabaixo.

Em 16 de junho de 2010, exatamente um ano após todos esses censuráveis acontecimentos, é feita uma audiência pública na assembleia legislativa e apresentado e aprovado o projeto de lei de criação do Dia Estadual do Marabaixo.
O Decreto de lei 1521/2010, declara o dia 16 de junho, Dia Estadual do Marabaixo Amapaense, como data comemorativa no âmbito do Estado do Amapá.

O Marabaixo, desde então teve um “up” nas conquistas para realização das festas tradicionais. Muitos avanços aconteceram, como; aumento do recurso para o Ciclo do Marabaixo por parte do poder público, a Igreja tomou posição favorável aos ritos do marabaixo, divulgação mais ampla das datas festivas de todas as comunidades, entre outros.

Muitos avanços houveram, mas outros precisam avançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA ESTAMOS NO SITE.

 ACESSEO SITE  O CANTO DA AMAZÔNIA   E ACOMPANHE TUDO SOBRE A CULTURA DA AMAZÔNIA